quarta-feira, 29 de novembro de 2017

União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova - Gondomar

Fânzeres e São Pedro da Cova (oficialmente: União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova) é uma freguesia portuguesa do concelho de Gondomar com 21,96 km² de área e 39 586 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 1 802,6 hab./km².

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e tem a sede em Fânzeres.

Em São Pedro da Cova no ano de 1795 foi descoberta na freguesia importantes jazidas de carvão de pedra (antracite).

O complexo mineiro daí resultante foi explorado até 25 de Março de 1970.

Até finais da II Guerra Mundial, as minas de São Pedro da Cova, que chegaram a empregar 1800 pessoas, eram as mais importantes do país de onde se extraía 70% da produção nacional de carvão.

www.fanzeres-saopedrodacova.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sou Gonçalo Simões e vivo em Tábua (Coimbra). Faz vários anos que com a ajuda do meu pai, comecei a juntar alguns itens.
Em todo o que eram as nossas viagens, a estes ia somando as ofertas dos familiares e amigos.
Mais recentemente juntei a colecção de postais da minha mãe.

Ultimamente tenho pedido atavez de email, as mais variadas entidades.
A toda aquelas que me teem ajudado a engrandecer esta colecção, o meu muito OBRIGADO