quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Municipio Cascais

O concelho de Cascais, do distrito de Lisboa, localiza-se a cerca de 25 quilómetros a oeste da capital e integra-se na Região de Lisboa (NUT II), na Grande Lisboa Norte (NUT III). Está situado junto a uma baía que tem o mesmo nome da vila e que é considerada um dos maiores ex-libris da região. 

Cascais já foi um importante porto de pesca e a partir de meados do século XIX transformou-se numa elegante estância balnear.

O concelho está rodeado pelo oceano Atlântico a sul e a oeste, pelo concelho de Sintra a norte e pelo concelho de Oeiras a este. 

Cascais ocupa uma área de 97,3 km 2 , subdividido em 4 freguesias: Alcabideche, Carcavelos e Parede, Cascais e Estoril,  e S. Domingos de Rana. 
Em 2011, o concelho apresentava 206479 habitantes. 

O natural ou habitante de Cascais denomina-se cascalense. 
Com um clima do tipo mediterrânico, esta região apresenta um verão com temperaturas não muito elevadas e um inverno suave. 

www.cascais.pt

Ageas - Seguros

O mundo Ageas nasceu há 190 anos e nunca mais parou de crescer. Um dia, pensámos que era possível chegar mais longe e partilhar a nossa visão com mais pessoas. Estávamos certos.

Chegámos à Ásia e a vários países da Europa, com o objetivo de ligarmos mais vidas e cuidarmos de mais futuros.

Foi também essa missão que nos trouxe a Portugal. Primeiro, através da Médis e da Ocidental e, agora, com a aquisição da AXA Portugal. Hoje, estamos preparados para continuar a crescer ao seu lado, protegendo o seu mundo.

Na Ageas Seguros estamos atentos às necessidades dos nossos Clientes e temos como missão ajudá-los a concretizar as suas ambições individuais e a proteger-se contra eventuais riscos através de um conjunto alargado de produtos e de uma rede de Mediadores de Norte a Sul do país.

www.ageas.pt

Freguesia de Romariz - Santa Maria da Feira


A freguesia de Romariz, com uma área de cerca de 12 km2, situa-se a nordeste do concelho de Santa Maria da Feira e a cerca de 10 km desta cidade.

Romariz confina a norte com as freguesias de Guizande, Louredo e Vale, a nascente com as de S. Miguel do Mato, Fermedo e Escariz (do concelho de Arouca) a sul com as freguesias de Fajões e de Cesar (do concelho de Oliveira de Azeméis) e a poente com as de Milheirós de Poiares e Pigeiros.

Atualmente a freguesia tem uma população de cerca de 3.650 habitantes residentes, dispersos por treze lugares (Carvalhal, Casal do Monte, Duas Igrejas, Fafião, Goim, Igreja, Monte Calvo, Mouquim, Oliveira, Portela, Reguenga, Romariz e Vila Nova).

Esta terra será comunidade habitada desde o século VI a.C.. Esta data é-nos indicada pelas descobertas posteriores ao achado, no “Monte do Castro”, de um espólio constituído por pequenos objetos de ouro e prata e por uma ânfora com cerca de cem moedas de vários imperadores romanos. Este e outros achados nas escavações que se realizaram posteriormente no “Monte dos Mouros” permitir-nos-ão afirmar que Romariz é terra habitada há mais de 2.500 anos.
www.jf-romariz.pt

Freguesia de São Martinho - Funchal

São Martinho é uma freguesia portuguesa do concelho do Funchal, situada na costa sudoeste da capital da Região Autónoma da Madeira, com 7,9832 km² de área, 26 482 habitantes (2011) e densidade populacional de 3 317,2 hab/km². Localiza-se a uma latitude 32.633 (32° 38') Norte e a uma longitude 16.95 (16° 57') Oeste, estando a uma altitude de 240 metros. São Martinho é cruzado pela principal estrada da ilha - a via rápida - que o liga ao centro do Funchal e ao concelho de Câmara de Lobos, a este e oeste respetivamente, sendo que na sua extensão plena, a via rápida liga-o até ao Caniçal, freguesia mais oriental da ilha e, ao concelho da Ribeira Brava na parte ocidental da mesma. É banhado pelo Oceano Atlântico a sul e tem uma região montanhosa a norte.

Na mesma freguesia situa-se uma das maiores e mais frequentadas praias do Funchal, ou mesmo da ilha, a Praia Formosa. A freguesia possui ainda o maior cemitério da cidade do Funchal, o Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, também com crematório.

União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova - Gondomar

Fânzeres e São Pedro da Cova (oficialmente: União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova) é uma freguesia portuguesa do concelho de Gondomar com 21,96 km² de área e 39 586 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 1 802,6 hab./km².

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e tem a sede em Fânzeres.

Em São Pedro da Cova no ano de 1795 foi descoberta na freguesia importantes jazidas de carvão de pedra (antracite).

O complexo mineiro daí resultante foi explorado até 25 de Março de 1970.

Até finais da II Guerra Mundial, as minas de São Pedro da Cova, que chegaram a empregar 1800 pessoas, eram as mais importantes do país de onde se extraía 70% da produção nacional de carvão.

www.fanzeres-saopedrodacova.pt

Freguesia de Benfica - Lisboa

Benfica é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à Zona Norte da capital, com 8,03 km² de área e 36 985 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 4 605,9 hab/km².
Benfica engloba cerca de dois terços do grande "pulmão verde" da capital portuguesa, o Parque Florestal de Monsanto.
Benfica começou por ser uma aldeia de camponeses da região saloia. Com eles também algumas ordens religiosas se instalaram no território.
No século XV foi promovida a sede de julgado do Termo de Lisboa, sendo-lhe concedidos dois juízes privativos. Foi também nessa altura que se fixaram três importantes Irmandades: Nossa Senhora do Amparo, Santo António e São Sebastião.
No século XVIII começou a registar-se uma forte atracção de novas classes abastadas, seduzidas pela paisagem, que se instalam em quintas.
No século XIX aparecem as ligações com transportes públicos e assiste-se ao crescimento exponencial da cidade.
Com a extinção do Termo de Lisboa em 1852, o território de Benfica é primeiro integrado no novo concelho de Belém e, mais tarde, em 1886, é dividido. A parte exterior à nova Estrada da Circunvalação de Lisboa é integrada em Oeiras (como Benfica (Extramuros), sendo actualmente o núcleo de actualmente do concelho da Amadora) e a parte interior é integrada em Lisboa, dando origem à actual freguesia.
A cidade continuou a crescer velozmente, o que se reflectiu na crescente urbanização da freguesia. Da década de 1950 até à década de 1990 do século XX, a população triplicou de 17 843 habitantes para cerca de 50 000 habitantes.
Em 1959 o território divide-se novamente e dá origem à freguesia de São Domingos de Benfica.

www.jf-benfica.pt

Freguesia de Rio Tinto - Gondomar

Rio Tinto é uma cidade e freguesia portuguesa pertencente ao município de Gondomar, distrito do Porto e Região do Norte, elevada à mesma categoria em 21 de Junho de 1995, onze anos depois de ter sido elevada a vila. A cidade é constituída por 2 freguesias, Rio Tinto com 9,38 km² de área e 50 713 habitantes (censo de 2011) e Baguim do Monte com 5,46 km² de área e 14 102 habitantes (2011). O seu município, Gondomar, integra a Área Metropolitana do Porto. (Associação de municípios da área do grande Porto).
Rio Tinto tem o seu nome ligado ao rio que a atravessa, havendo mesmo uma lenda que explica o seu topónimo.
No início do século IX, os cristãos ganhavam terreno aos mouros. Governava o Conde Hermenegildo Gutierres o território da Galiza até Coimbra, tendo como centro o Porto.
Contudo, o Califa Abderramão II, com um poderoso exército, fez uma violenta investida, cercando a cidade do Porto. O Rei Ordonho II desceu em socorro do seu sogro, o Conde Gutierres, conseguindo afastar os mouros e perseguindo-os para longe da cidade. Junto a um límpido ribeiro, travou-se a sangrenta batalha. Na memória do povo, ficou o sangue derramado que, de tão abundante, tingiu as cristalinas águas do rio, passando desde então a chamar-se Rio Tinto.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Ayuntamiento de Teror

Teror, também chamado Villa Mariana de Teror, é um município espanhol pertencente à província de Las Palmas. Está localizado a norte da ilha de Gran Canaria. O município é conhecido especialmente porque venera a imagem da Virgen del Pino, patrono da Diocese das Ilhas Canárias (que inclui a província de Las Palmas).

De acordo com o INE em 2016, tinha 12.489 hab. Sua extensão é de 25,70 km² e tem uma densidade de 485.95 hab/km².

A história da Villa Mariana de Teror está ligada a certos eventos fundamentais. A conversão de Teror em um centro religioso e de peregrinação para o povo de Gran Canaria; e sua importância como um centro agrícola da região central da Gran Canaria. O seu desenvolvimento surge do século XV, juntamente com a aparição da imagem da Virgen del Pino e a necessidade de buscar assentamentos agrícolas em terras férteis e água abundante.

No principio do século XVI, Teror tinha um prefeito real eleito pelos governadores. O desenvolvimento urbano, juntamente com o esplendor e propagação do culto da Virgen del Pino, fez de Teror um núcleo de grande prosperidade em que as famílias mais importantes de Gran Canaria começaram a se estabelecer, manifestando com sua presença o seu poder econômico e prestígio social É também o momento das primeiras emigrações de Teror para a América, como foi o caso de Bernardo Rodríguez del Toro, primeiro Marqués del Toro e membro de uma antiga família canariana.

O século dezenove será decisivo Teror em sua configuração tanto em aspectos políticos como territoriais. Em 1836, o município de Teror adquiriu o poder político e econômico que até então era ocupado pelo conselho de Gran Canaria.

Ayuntamiento de Palma de Mallorca

Palma, também conhecida como Palma de Mallorca, é um município e uma cidade espanhola, capital da ilha de Maiorca e a comunidade autônoma das Ilhas Baleares. É também a sede do partido judicial número três da província e da diocese de Maiorca. Está localizado na parte ocidental do Mar Mediterrâneo e, dentro da ilha, está localizado a sudoeste.

A sua área municipal abrange uma área de 208,63 km² que se estende entre a Serra de Na Burguesa e o Prado de Sant Jordi. A cidade está localizada no centro da baía de Palma, cerca de 13 metros acima do nível do mar. Vários torrents, como La Riera, ou Gros, passam pelo Mediterrâneo.

Com 434.516 habitantes (INE janeiro de 2017), Palma é a oitava maior cidade de Espanha por população e a primeira das Ilhas Baleares. Além disso, a área metropolitana inclui nove cidades que atingem 560 240 habitantes espalhadas por uma área de 1015, 88 km², sendo o 14 da Espanha.

Foi fundado com o nome de Palma pelo cônsul romano Quinto Cecilio Melelo Baleárico no ano 123 a.C. Estima-se que o seu assentamento atual possivelmente corresponde às ruínas romanas que se encontram abaixo do seu centro histórico, embora ainda não haja evidências irrefutáveis. Depois de outras conquistas dos vândalos e árabes em 903, foi finalmente conquistada pelo rei Jaime I de Aragão, em 31 de dezembro de 1229, tornando-se a próspera capital de Ciutat de Mallorca de seu próprio reino, que declinou após sua incorporação à Coroa de Aragão em 1279.

Ajuntament de Roses

Roses é um município da Espanha na província de Girona, comunidade autônoma da Catalunha, com uma área de 45,90 km² e uma população de 19.438 habitantes e uma densidade populacional de 423,49 habitantes / km².

Em pouco mais de meio século, experimentou um rápido crescimento devido ao turismo, passando de 2.703 habitantes (1950) para 12.991 habitantes em 2000 e para 19.438 em 2016.

Está localizada na costa norte do Golfo de Roses, ao sul do Cabo Creus. É um ótimo centro turístico, com urbanizações, hotéis e praias e dois portos (pesca e desporto) é um lugar atraente de grande importância no setor norte da Costa Brava. A costa do município de Rosas inclui uma longa praia de areia e, ao longo do leste, um grande número de enseadas, entre as quais destacam-se Canyelles Petites, L'Almadrava, Cabo Norfeu, Punta Falconera e Montjoi.

Os primeiros vestígios de assentamentos humanos no município de Roses são encontrados nas montanhas que cercam o núcleo urbano atual. Nos restos arqueológicos de Cau de las Guilles do Paleolítico Superior ou Magdaleniano, que são os achados mais antigos encontrados no município.

No lugar conhecido como "casa queimada", existem três dolmens nomeados, Cruz de Cobertella, Cama de la Generalidade e Cabeza del Hombre, que datam de cerca de 3.000 anos antes da nossa era do período neolítico. Juntamente com eles, existem vários menhires e cistas, todos monumentos funerários que atestam a existência de um assentamento humano no lugar.

Ayuntamiento de Sant Antoni de Vilamajor


Sant Antoni de Vilamajor é um município da Catalunha, Espanha. Pertence à região de Vallés Oriental (Barcelona) e está localizada nas encostas do sul de Montseny.

Fronteado a norte e noroeste por San Pedro de Vilamajor, ao sul por Llinás del Vallés e a leste por Cardedeu.

De acordo com o INE em 2016, tinha 5.862 hab. Sua extensão é de 14 km² e tem uma densidade de 418.71 hab/km².

As origens do município são de 1840, data em que San Antonio Vilamajor se separou de San Pedro de Vilamajor e formou uma unidade independente junto com a paróquia de San Julián del Fou.

www.santantonidevilamajor.cat

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

CENFIM

O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a formação, orientação e valorização profissional dos Recursos Humanos do Sector Metalúrgico, Metalomecânico e Electromecânico.

O CENFIM com 13 Núcleos em Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, PenichePortoSantarémSines, Torres Vedras Trofa.

www.cenfim.pt

Ayuntamiento Páramo Del Sil

Páramo del Sil é um município e uma cidade em Espanha, na região de El Bierzo, província de León, comunidade autónoma de Castilla y León. Tem uma área de 190,17 km² com uma população de 1403 habitantes em 2015.

O município está localizado nas margens do rio Sil, na parte mais ao norte de El Bierzo, delimitada de norte pelas Astúrias, a leste por Palacios del Sil, ao sul por Toreno, Fabero, Noceda del Bierzo e Igüeña e a oeste por Peranzanes. É um dos municípios de Leão onde ainda existem vestígios da língua asturiana.

A ocupação humana destas terras, que datam de muito antigas, tem sido evidência que sugere a existência de colonos a partir do terceiro século antes de Cristo. Os restos da era pré-romana e do "castro de las torcas" em El Barrio são preservados, bem como os tempos romanos sob a forma de explorações auríferas.


O atual acordo do antigo conselho de Ribas del Sil de Abajo data dos séculos IX e X, quando os reis da monarquia asturiana foram povoados, apoiando-se nisso na criação de pequenas fundações monásticas como o mosteiro de San Andrés de Espinareda, cujo abade no ano 1224 dá à cidade de Páramo del Sil a escritura de população e fórum.

www.ayto-paramodelsil.es

Pirilampo Mágico 2017

Poder voar sempre foi um dos maiores sonhos do ser humano. A ideia de voar está associada à liberdade, à possibilidade de fazer escolhas. Está também ligada à facilidade de conhecer outras paragens, outros saberes e outras gentes.

Nessa medida, “Queremos voar” significa uma ideia de emancipação da pessoa com deficiência, o direito que tem a ser ouvido e a respeitarem as suas escolhas. Não há verdadeira inclusão se as pessoas não puderem “voar” para além do que lhes permitem terceiros.

Por outro lado, celebrando-se o Ano Europeu do Turismo Acessível, este slogan é claramente apelativo à necessidade de se criarem condições, para que as pessoas com deficiência possam, com alguma segurança e facilidade, conhecer novas realidades, novas formas de pensar.

Freguesia do Castelo - Sesimbra

Castelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Sesimbra, com 178,77 km² de área e 19 053 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 106,6 hab/km².
Inclui juntamente com a freguesia de Santiago a vila de Sesimbra.
A freguesia de Nossa Senhora da Consolação do Castelo abrange o território rural, numa área bastante ampla que se estende, grosso modo, do Cabo Espichel ao Arneiro, a norte; daqui à Quinta do Conde a nascente; daí à Azenha da Ordem; e enfim, mais a sul, ao Fojo, já nos contrafortes da Serra da Arrábida.
A freguesia do Castelo do concelho de Sesimbra está intimamente ligada com a história da Nacionalidade, tendo sido conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques no ano de 1165. O seu castelo foi povoado por uma colónia de Francos desde os finais do século XII, talvez desde 1166, em torno da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo.
O castelo de Sesimbra que Afonso Henriques conquistou foi arrasado em 1190 tendo sido reerguido em 1200, por ordem do rei D. Sancho I, e teve um novo restauro em época recente. Este restauro pretendeu recuperar a traça original da construção com a sua muralha defensiva e respectivos parapeitos e guarnição das ameias.

www.jf-castelo.pt

Ayuntamiento de Dúdar

Dúdar é um município espanhol, pertencente à província de Granada, na Andaluzia. Está localizado na parte central da Vega de Granada. Limita os municípios de Beas de Granada, Quéntar, Güéjar Sierra, Pinos Genil e Granada. O rio Aguas Blancas atravessa sua área municipal.

A prefeitura de Dudeño é formada pelos núcleos Dúdar e Aguas Blancas.

De acordo com o INE em 2016, tinha 347 habitantes. Sua extensão é de 8,37 km² e tem uma densidade de 41.46 hab / km².

Este município de montanha está localizado na depressão que separa a Sierra Nevada da Serra de Huétor, preserva o encanto do passado e tem um protagonista no seu modo de vida: a água. A razão para isso é que o rio Aguas Blancas atravessa esta cidade, famosa porque, de acordo com seus habitantes, sempre tem águas claras e cristalinas, mesmo depois de tempestades.

Ayuntamiento de Lucena

Lucena é uma cidade e um município espanhol da província de Córdoba, na Andaluzia. De acordo com o INE em 2016, tinha 42.615 habitantes. Sua extensão é de 351 km² e tem uma densidade de 118,79 hab / km². Está localizado a uma altitude de 487 metros e a 67 quilômetros da capital provincial, Córdoba. Por seu passado judaico, também é conhecido como "Pérola de Sepharad".

Seu nome vem do hebreu Eli ossana אלי הושענא, 'Deus nos salve', nome com o qual foi originalmente chamado pelos judeus, enquanto os muçulmanos o chamavam de اليشانة al-Yussana. É a principal população em termos demográficos e econômicos da província, após a capital. Está localizado em um importante centro de comunicações rodoviárias.

www.aytolucena.es

Freguesia de Barrosa - Benavente

Barrosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Benavente, com 7,18 km² de área e 725 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 101 hab/km².
A Barrosa é um meio predominantemente rural onde marca presença o pequeno comércio.
Resulta do antigo núcleo rural de São Brás, localizado mais próximo do Rio Sorraia e distando desta, cerca de 3 km. São Brás da Barrosa ostenta ainda uma modesta capela datada, provavelmente do século XV, e onde se realiza anualmente a tradicional Festa de São Brás na Quinta-feira da Ascensão. O lugar de São Brás foi sede da antiga freguesia rural de São Brás da Barrosa. Em 1988, depois de muitos anos de luta e determinação, a população da Barrosa viu finalmente a sua terra ser elevada a Freguesia do Concelho de Benavente. A Barrosa afirma-se hoje como uma aldeia de carácter marcadamente rural, evidenciando um casario regular.

www.jfbarrosa.net

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Ayuntamiento de Castellgali

Castellgalí é um município espanhol na região catalã de Bages, em Barcelona. Está localizado na confluência do rio Llobregat e do rio Cardener e muitas florestas.
Em um documento de 867, o Castelo de Galindo é citado e demonstra a origem do nome do local. Pouco se sabe sobre a história deste castelo, agora desaparecido. Em 1178 foi vendido ao rei Alfonso II de Aragão que entregou a feudatarios.

Em 1350, Pedro Ceremonious vendeu-o para Bernat Satorres e em 1413 foi adquirido por Lluís de Rajadell. Foi cedido momentaneamente ao Mosteiro de Montserrat durante a guerra contra o rei Juan II de Castela. Seus últimos senhores feudais eram os Despujol, marquises de Palmerola. Acredita-se que foi destruído entre 1462 e 1472.

Durante a Idade Média, Castellgalí era um lugar de passagem para os peregrinos que, vindos de Manresa, foram para Montserrat.

www.castellgali.cat

Ayuntamiento de Ubrique

Ubrique é um município espanhol, localizado no sul da Andaluzia, na serra de Cádiz. De acordo com o INE, em 2016 tinha 17.766 habitantes. Com uma área de superfície de 71 km² e uma densidade de 244,75 habitantes/km².
Suas coordenadas geográficas são 36º 40 'N, 5º 26' O. Está localizado a uma altitude de 337 metros e 118 quilômetros da capital provincial, Cádiz.

www.ayuntamientoubrique.es

Carglass

A Carglass® é uma empresa líder na reparação e substituição de vidros de viaturas, em Portugal.

A missão da Carglass® é a satisfação e o entusiasmo do cliente como garantia de êxito.
A Carglass® proporciona serviços inovadores na área dos vidros para automóvel, garantindo a satisfação integral dos nossos clientes (qualidade de serviço, rapidez e flexibilidade). Isto, unicamente, pode-se conseguir com a dedicação e excelência dos nossos colaboradores, favorecendo o seu desempenho pessoal e profissional. Tem como VISÃO ser uma Organização formada por pessoas satisfeitas e altamente profissionais, assegurando a continuidade e o crescimento rentável atendendo inovações, qualidade, polivalência, diversificação do serviço e reconhecimento do mercado.

União de Freguesias de Alcácer e Santa Susana - Alcácer do Sal

Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana é uma freguesia do concelho de Alcácer do Sal, com 888,35 km² de área e 9 033 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 10,2 hab/km².

É de longe a freguesia portuguesa de maior extensão territorial. De facto, dos 308 municípios portugueses, só 13 são mais extensos do que esta freguesia.
Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Santa Maria do CasteloSantiago e Santa Susana com sede em Santiago.


www.uf-alcacerdosal.pt

Instituto Superior Técnico Lisboa


O Instituto Superior Técnico pretende contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de excelência nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) essenciais para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Gorreana

... a mais antiga ,e atualmente única, plantação de chá da Europa. Cultivamos este produto maravilhoso que é o chá desde 1883,mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já 5 gerações familiares.
Atualmente as plantações da Gorreana cobrem uma área de 32 hectares de onde se produzem cerca de 33 toneladas de chá por ano nas variedades de preto e verde. Uma pequena parte da produção é destinada ao Mercado açoreano sendo que a restante é exportada para muitos paises como Portugal Continental, Alemanha, EUA, Canadá, Austria, França, Italia, Brazil, Angola, Japão, entre muitos outros paises que valorizam acima de tudo a qualidade e singularidade dos chás Gorreana.

Convidamo-lo a conhecer-nos melhor através do nosso site e esperamos que nos visite enquanto estiver na ilha de S.Miguel (Açores).

www.gorreana.pt

União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescaínha (São Martinho e São Pedro) - Barcelos

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de BarcelosVila BoaSão Martinho de Vila Frescainha e São Pedro de Vila 
Frescainha e tem sede em Barcelos.

Freguesia do concelho de Barcelos com 9,3 km² de área2 e 11 108 habitantes (2011). Densidade: 1 194,4 hab/km².


www.facebook.com/União-das-Freguesias-de-Barcelos-Vila-Boa-e-Vila-Frescainha

Freguesia de Loureiro - Oliveira de Azeméis


Loureiro é uma freguesia semi-urbana portuguesa do concelho de Oliveira de Azeméis e Área Metropolitana do Porto, com 17,13 km² de área e 3 531 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 206,1 hab/km².



É conhecida pela sua antiga tradição realizada na segunda-feira de Páscoa, o "Saltar do Rego", que evoluiu ao longo dos anos para uma sobejamente concorrida corrida de cavalos.

Um dos atrativos principais é o recinto da Quinta do Barão, que é também sede da Associação Recreativa e Cultural de Loureiro, associação que cede gratuitamente instalações para as sedes sociais de outras associações, tais como: Banda de Música de Loureiro, TAL - Teatro Amador de Loureiro, PAZ Basebol Club e CDL - Clube Desportivo de Loureiro.

www.junta-freg-loureiro.com