quinta-feira, 26 de setembro de 2019

União das Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca - Lamego

Bigorne, Magueija e Pretarouca (oficialmente: União das Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca) é uma freguesia portuguesa do concelho de Lamego com 20,14 km² de área e 706 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 35,1 hab/km².

Bigorne - A sul de Lamego, a primeira freguesia do concelho é a de Bigorne, ainda no conjunto da Serra de Montemuro. Considerada como uma das freguesias mais pequenas de Portugal, a modesta e simpática aldeia de Bigorne foi durante centenas de anos considerada como um porto comercial por se encontrar numa estrada Lamego-Castro Daire. A típica capucha da pastorinha no rancho folclórico de Lamego foram durante tempos fabricadas em Bigorne.
Magueija - Magueija é uma freguesia humilde, de feição serrana, do concelho de Lamego. Bem perto do coração do Douro, esta freguesia foi em épocas município.
Pretarouca - Está anexa à freguesia de Bigorne há já muitos anos, com a designação de Bigorne e Pretarouca, todavia, em 1840 ainda era freguesia independente.


www.uf-bigornemagueijapretarouca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sou Gonçalo Simões e vivo em Tábua (Coimbra). Faz vários anos que com a ajuda do meu pai, comecei a juntar alguns itens.
Em todo o que eram as nossas viagens, a estes ia somando as ofertas dos familiares e amigos.
Mais recentemente juntei a colecção de postais da minha mãe.

Ultimamente tenho pedido atavez de email, as mais variadas entidades.
A toda aquelas que me teem ajudado a engrandecer esta colecção, o meu muito OBRIGADO